sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Melhor Vestido


      Faz tempo que o pretinho deixou de ser básico. Cada vez mais incrementado por bordados, recortes,
fendas, o vestido preto talvez seja a peça do vestuário que mais alterações de estilo e modelo aceita.
Apesar da enorme variedade de cores e modelos, não é todo vestido preto que dá "aquela" afinada no visual. Ao contrário, alguns são extremamente "engordativos".
Então, resolvi reunir algumas dicas sobre o modelo certo para conseguir o resultado desejado.
Vou começar pelo modelo da foto acima (chic stories). Ele é um bom modelo para quem está acima do peso, desde que não tenha quadris, coxas e pernas grossas. A faixa na cintura ajuda a reforçar a ideia de uma cinturinha mais fina. O abotoamento frontal alonga a silhueta, o decote em V evidencia o colo e ajuda a disfarçar seios grandes e as mangas escondem braços mais roliços. Para quem tem quadris largos, o franzido da saia não colabora, mas um formato em A ou mais evasé fica bacana. Use com salto.



Esse modelo promete continuar uma grande aposta no verão. O vestido envelope (Igigi) geralmente cai bem em quem está acima do peso e fica bem na maior parte das mulheres. O decote em V embeleza o colo, a linha do transpasse alonga a silhueta e as mangas sempre deixam o visual mais elegante. Cuidado com os tecidos muito finos que marcam demais.


Outra dica valiosa é quanto ao comprimento. Vestido longo preto é bonito, mas cuidado para não parecer a Morticia Adams. Nesse caso, invista em acessórios mais elaborados como brincos, pulseiras, uma carteira bonita em outro tom e outras coisas para alegrar a produção.
Se você tem pernas muito grossas (do tipo que fica com o joelho beeemmm gordinho), as versões acima do joelho são perigosas (tudo em cima fica magro e, de repente, aquele joelhão). Use com meia na cor do vestido ou deixe a barra cobrir levemente o joelho, mostrando apenas a parte mais fina das suas pernas.
Quem tem pernas finas pode e deve usar acima dos joelhos - quatro dedinhos é o suficiente. O modelo acima (Lane Bryant) tem um comprimento democrático para qualquer ocasião
Para alongar a silhueta, suba no salto!


Não importa se o vestido será curto ou longo, esse decote é ótimo para quem tem busto grande (especialmente porque permite o uso do soutien). O detalhe abaixo do busto marca e define a cintura. Se quiser substitua o laço por um broche com strass.


Uma faixa bem larga e de cor contrastante chama a atenção para a cintura. Essa ideia é ótima se a região da cintura é a parte mais fina do seu corpo. O decote em V valoriza o colo e os seios. A saia mais soltinha disfarça a barriguinha saliente.


Mangas são uma boa opção para disfarçar ombros largos e braços mais gordinhos. Faixas e detalhes na cintura sempre afinam essa região. O franzido vertical nos seios ajuda a disfarçar o volume. O modelo marca a barriga. Por isso, use com uma calcinha mais alta ou cinta.



Mangas são uma boa opção para disfarçar ombros largos e braços mais gordinhos. Faixas e detalhes na cintura sempre afinam essa região. O franzido vertical nos seios ajuda a disfarçar o volume. O modelo marca a barriga. Por isso, use com uma calcinha mais alta ou cinta.
 
 

Modelos de um ombro só caem bem em todas as mulheres.

 
Um vestido simples com uma echarpe fica muito chique. No lugar de bordados e apliques, opte por bijoux bonitas e com bastante brilho para uma noite de festa.


Por fim, é importante dizer que os vestidos estampados caem melhor naqueles casos em que você é apenas convidada na festa. Aparecer como madrinha em uma foto de casamento usando um vestido estampado ou no álbum que retrata o dia de sua formatura, daqui a 20 anos pode soar tão estranho quanto a camisa que do John Travolta nos Embalos de Sábado à Noite.